terça-feira, 1 de junho de 2010

Características das tipologias textuais

A Novela é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a acção acompanha a trajectória de um único personagem.

O Romance é um herdeiro da epopeia e é tipicamente um género do modo narrativo, assim como a novela e o conto.

A diferença entre romance e a novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias acções, enquanto na novela há uma concatenação de acções individualizadas. No romance uma personagem pode surgir no meio da história e desaparecer depois de cumprir a sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogéneos, não o clímax.


Conto é um género narrativo em prosa caracterizado por uma extensão reduzida, poucas personagens e concentração espácio-temporal. A acção é linear, circunscrevendo-se a um conflito, a um episódio ou a um acontecimento insólito, por vezes aparentemente insignificante.

Conto popular é um conto de autor anónimo que faz parte da literatura tradicional de transmissão oral, circulando de geração em geração.


Sem comentários:

Enviar um comentário