Na minha opinião o trabalho em blogue permite a actualização mais rápida a partir de acréscimos das chamadas “novas mensagens”. Ao por uma nova mensagem, podemos colocar tudo o que quisermos num blogue (texto, imagens, vídeos). Tudo o que tenho no meu blogue é pesquisa que fui aprendendo ao longo do Módulo 4. Devia ser possível, visto que somos alunos de Multimédia, podermos por jogos feitos nas aulas que tivessem a ver com o tema. Estes tipos de actividades, são melhores pois permite que os alunos estejam mais empenhados, e é mais fácil (permite uma melhor pesquisa). Gostava que as aulas continuassem com este tipo de iniciativas (aulas no computador, jogos…) é uma forma de os alunos estarem mais motivados.
A Novelaé uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a acção acompanha a trajectória de um único personagem.
O Romance é um herdeiro da epopeia e é tipicamente um género do modo narrativo, assim como a novela e o conto.
A diferença entre romance e a novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias acções, enquanto na novela há uma concatenação de acções individualizadas. No romance uma personagem pode surgir no meio da história e desaparecer depois de cumprir a sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogéneos, não o clímax.
Conto é um género narrativo em prosa caracterizado por uma extensão reduzida, poucas personagens e concentração espácio-temporal. A acção é linear, circunscrevendo-se a um conflito, a um episódio ou a um acontecimento insólito, por vezes aparentemente insignificante.
Conto popular é um conto de autor anónimo que faz parte da literatura tradicional de transmissão oral, circulando de geração em geração.
A Síntese ou Resumo Crítico aproxima-se muito do resumo e as suas regras para a preparação e redacção são semelhantes, mas tem as suas especificidades:
·É menos impessoal pois é redigida na 3ª pessoa, com indicação do nome dos autores, e é mais dirigida ao leitor apresentando um carácter apreciativo, pois permite que se destaquem as intenções do autor;
·Embora mantenha a neutralidade e a fidelidade na reconstituição das ideias do texto original, confere maior liberdade na ordem e na organização das ideias;
·Usa-se para comparar vários textos entre si, dando-se maior relevo à confrontação dos textos do que à reconstituição exaustiva das ideias dos textos-base.
O Resumo é reduzir as partes mais importantes de um texto, usando palavras claras e precisas. Partindo do texto a resumir, deve proceder-se da seguinte forma:
1.Compreender o texto original – preparar o resumo
·Ler atentamente e sublinhar as ideias principais do texto;
·Identificar as partes que o configuram;
·Determinar as relações entre as diferentes ideias (causas, consequências…), e anotar, de forma sintética, a informação principal de cada parágrafo.
2.Construir um novo texto – redigir o resumo
·Seleccionar as ideias ou factos essenciais do texto original que farão parte do resumo;
·Suprimir as palavras ou frases que refiram pormenores secundários: comentários, exemplos, citações, expressões e frases redundantes;
·Substituir partes do texto original por frases que tornem mais económica a expressão, reduzindo as orações subordinadas a nomes, adjectivos, etc.;
·Redigir o resumo, respeitando as seguintes regras:
ѽRespeitar a ordem das ideias pela qual são apresentadas no texto original;
ѽNão usar o discurso directo;
ѽManter os tempos e as pessoas do texto original;
ѽRespeitar o número de palavras proposto ou apontar para cerca de ¼ do texto original;
ѽTransformar frases simples em complexas ou substituir um conjunto de frases por uma só que as inclua.