sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reflexão Final

Na minha opinião o trabalho em blogue permite a actualização mais rápida a partir de acréscimos das chamadas “novas mensagens”. Ao por uma nova mensagem, podemos colocar tudo o que quisermos num blogue (texto, imagens, vídeos). Tudo o que tenho no meu blogue é pesquisa que fui aprendendo ao longo do Módulo 4.
Devia ser possível, visto que somos alunos de Multimédia, podermos por jogos feitos nas aulas que tivessem a ver com o tema.
Estes tipos de actividades, são melhores pois permite que os alunos estejam mais empenhados, e é mais fácil (permite uma melhor pesquisa).
Gostava que as aulas continuassem com este tipo de iniciativas (aulas no computador, jogos…) é uma forma de os alunos estarem mais motivados.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Características das tipologias textuais

A Novela é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a acção acompanha a trajectória de um único personagem.

O Romance é um herdeiro da epopeia e é tipicamente um género do modo narrativo, assim como a novela e o conto.

A diferença entre romance e a novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias acções, enquanto na novela há uma concatenação de acções individualizadas. No romance uma personagem pode surgir no meio da história e desaparecer depois de cumprir a sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogéneos, não o clímax.


Conto é um género narrativo em prosa caracterizado por uma extensão reduzida, poucas personagens e concentração espácio-temporal. A acção é linear, circunscrevendo-se a um conflito, a um episódio ou a um acontecimento insólito, por vezes aparentemente insignificante.

Conto popular é um conto de autor anónimo que faz parte da literatura tradicional de transmissão oral, circulando de geração em geração.


Características do Resumo e Síntese

A Síntese ou Resumo Crítico aproxima-se muito do resumo e as suas regras para a preparação e redacção são semelhantes, mas tem as suas especificidades:

· É menos impessoal pois é redigida na 3ª pessoa, com indicação do nome dos autores, e é mais dirigida ao leitor apresentando um carácter apreciativo, pois permite que se destaquem as intenções do autor;

· Embora mantenha a neutralidade e a fidelidade na reconstituição das ideias do texto original, confere maior liberdade na ordem e na organização das ideias;

· Usa-se para comparar vários textos entre si, dando-se maior relevo à confrontação dos textos do que à reconstituição exaustiva das ideias dos textos-base.


O Resumo é reduzir as partes mais importantes de um texto, usando palavras claras e precisas. Partindo do texto a resumir, deve proceder-se da seguinte forma:

1. Compreender o texto original – preparar o resumo

· Ler atentamente e sublinhar as ideias principais do texto;

· Identificar as partes que o configuram;

· Determinar as relações entre as diferentes ideias (causas, consequências…), e anotar, de forma sintética, a informação principal de cada parágrafo.

2. Construir um novo texto – redigir o resumo

· Seleccionar as ideias ou factos essenciais do texto original que farão parte do resumo;

· Suprimir as palavras ou frases que refiram pormenores secundários: comentários, exemplos, citações, expressões e frases redundantes;

· Substituir partes do texto original por frases que tornem mais económica a expressão, reduzindo as orações subordinadas a nomes, adjectivos, etc.;

· Redigir o resumo, respeitando as seguintes regras:

ѽ Respeitar a ordem das ideias pela qual são apresentadas no texto original;

ѽ Não usar o discurso directo;

ѽ Manter os tempos e as pessoas do texto original;

ѽ Respeitar o número de palavras proposto ou apontar para cerca de ¼ do texto original;

ѽ Transformar frases simples em complexas ou substituir um conjunto de frases por uma só que as inclua.